Pesquisar:

 

O que é Medicina Biológica?

Entende-se como Medicina Biológica os procedimentos diagnósticos e terapêuticos que visam a integridade do biosistema humano, sendo, portanto, uma abordagem orientada a uma concepção sinérgica integral do ser humano. As terapias biológicas atuam para e não contra, predominando um principio construtivo e não substitutivo, que se manifesta na adoção de medidas preventivas para a manutenção da saúde e na regulação da capacidade espontânea da autocura. Este conceito diferencia os procedimentos biológicos dos procedimentos praticados pela medicina convencional, não devendo ser entendido como antagônicos e sim complementares.

A Medicina Biológica utiliza técnicas terapêuticas direcionadas a preservação da vida, que são classificadas de acordo com suas possibilidades como sendo terapias substitutivas, regulatórias e preventivas.

As terapias substitutivas têm como objetivo compensar as carências de elementos materiais ou dinâmicos de uma cadeia biológica funcional, e o efeito esperado é que o organismo restaure seus processos funcionais. Como exemplo podemos citar Organoterapia, a Imunoterapia, e a Fitoterapia.

As terapias regulatórias atuam sobre os sistemas de transporte, informação e regulação, tendo ação sobre os sistemas de biosíntese e sobre os mecanismos de regulação da Matriz extracelular. Como exemplo podemos citar a Terapia neural, a Acupuntura, a Auriculoterapia, a Eletroacupuntura, a Antroposofia, a Homeopatia e a Homotoxicologia.

Quanto a terapias preventivas destaca-se a orientação nutricional tanto para fim curativo como também preventivo.

 

DR. DIOGO ANTONIO MORATO MASTROROCCO - CRM SP 29341
Formado em medicina desde 1977, Especializou-se em ginecologia e obstetrícia na Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, onde atuou como médico assistente voluntário nesta clínica até 1982.