Pesquisar:
1 - O que é sexo?
Sexo é o conjunto de características genéticas, anatômicas, somáticas, comportamentais e psicossociais que caracterizam um ser humano como do sexo feminino ou masculino.

2 - O que e é sexualidade?
Sexualidade é o conjunto de sensações eróticas e prazerosas oriundas dos órgãos dos sentidos, e se manifesta em todas as fases da vida do ser humano.

3 - O que é Resposta Sexual Humana?
São as manifestações físicas e psíquicas manifestas frente a um estímulo sexual.

4 - O que é estimulo sexual?
É qualquer ação junto ao Sistema Nervoso Central que provoque sua erotização. Pode ser tátil, visual ou olfativo.

5 - O que é estimulo visual?
É aquele que estimula o Sistema Nervoso Central através da visão. ´E muito mais comum no homem que na mulher

6 - O que é estimulo tátil?
É aquele que se inicia na pele, o que nos permite dizer que a pele também é um órgão sexual. Existem áreas da pele que são mais erotizantes, como a boca, os mamilos, etc.

7 - O que é estimulo olfativo?
É aquele obtido pela olfação. Na estimulação sexual o olfato é muito importante já que existem glândulas espalhadas pela pele, e em especial na região peri anal e peri genital, que secretam substâncias que estimulam o sistema nervoso central para a sexualidade. Estas substâncias não tem cheiro, pois o cheiro é uma sensação consciente o estimulo destas substâncias é inconsciente, se manifestando através da conduta sexual

8 - Em que se constitui a resposta sexual humana?
Em 4 fases, que são a do Desejo, a da Excitação, do Orgasmo e da Resolução.

9 - O que é a fase do Desejo?
Nesta fase estão presentes os estímulos citados anteriormente, além de outras condições como a integridade anatômica e funcional dos órgãos genitais, equilíbrio psicosocial e o comportamento e qualificação do parceiro ou parceira (p. ex. brilho nos olhos) .

10 - O que é a fase da Excitação?
Nesta fase ocorrem modificações orgânicas, sendo as mais evidentes a ereção do pênis e lubrificação vaginal. Estas manifestações ocorrem pela vasocongestão pélvica, sendo necessário em torno de 60 a 80 ml de sangue para o homem, e de 700 ml para a mulher. Nesta fase os estímulos erógenos mantém e ampliam a excitação, que num crescendo atinge um determinado ponto que estimula o Centro de Prazer cerebral desencadeando a próxima fase, chamada de orgasmo.

11 - O que é a fase do Orgasmo?
Nesta fase ocorre uma série de fenômenos orgânicos , acompanhados de intensa sensação de prazer. Fisicamente observa-se contrações musculares, alterações cardiorespiratórias e contrações da musculatura peri genital em ambos os sexos. No homem o orgasmo é acompanhado da ejaculação que é a emissão do sêmen. È importante ressaltar que o orgasmo ocorre no cérebro e é fruto de uma série de fatores, portanto, varia de pessoa para pessoa e depende da situação vivida.

12 - O que é a fase de Resolução?
Esta fase se caracteriza por um relaxamento muscular, lassidão e torpor mental. Nesta fase o corpo não responde aos estímulos sexuais, sendo sua duração variável, dependendo da motivação sexual, idade, etc.

13 - Existe mais de um tipo de orgasmo para a mulher?
Não, como foi dito, o orgasmo ocorre no cérebro, portanto é único. É claro que existem regiões anatômicas que excitam a mulher mais que outras.

14 - O que é ejaculação precoce?
É a incapacidade do homem em controlar sua ejaculação, ocorrendo de maneira involuntária durante a fase de excitação ou logo após a penetração. È claro que fica difícil muitas vezes caracterizar o que é ejaculação precoce, pois o tempo para se obter o orgasmo varia, dependendo as circunstâncias, porém, sabe-se que a ansiedade é o principal responsável por esta disfunção.

15 - O que é impotência?
Também chamada de disfunção erétil, se caracteriza pela incapacidade persistente total ou parcial do homem em iniciar ou manter uma ereção suficiente para provocar uma penetração e a realizar o coito até a ejaculação. Ela pode ser classificada como de natureza orgânica ou psicológica. Existem doenças que podem provocar impotência como por exemplo diabetes, doenças do fígado, etc.

16 - O que é ejaculação retardada?
É a incapacidade do homem de ejacular na vagina, e isto se deve a causas psicológicas.

17 - O que é Frigidez?
Apesar deste termo ser utilizado de maneira imprecisa, pode-se aplicar para a mulher que não apresenta desejo excitação ou orgasmo. É claro que deve-se entender que dependendo das circunstâncias podemos ter períodos na vida da mulher aonde este quadro se manifesta, como por exemplo, durante a gestação, lactação, frente a doença, a conflitos psicológicos, uso de medicamentos de ação central, etc., o que não configura uma disfunção propriamente dita.

18 - O que é anorgasmia?
Esta expressão se refere a mulher que sente desejo sexual, se excita, porém, não consegue atingir o orgasmo. Esta situação é com toda a certeza a queixa mais comum de mulheres com disfunção sexual, sendo na maioria das vezes de causa psicológica. È importante entender que a ausência ocasional de orgasmo não configura uma disfunção, já que o relacionamento sexual não se limita ao orgasmo, mas que o desejo, a excitação, as carícias, o contato físico também são fontes de obtenção de prazer, devendo ser considerado como relevante quando esta falta de orgasmo for responsável por insatisfação e frustração. Outro ponto importante a ser ressaltado é que a falta de orgasmo da mulher pode ser devido a uma inadequação sexual do homem, neste caso devido a ejaculação precoce, que por desconhecimento ou por machismo, credita a ela a responsabilidade da disfunção.

19 - O que é vaginismo?
Esta expressão se aplica quando a mulher devido a contração involuntária dos músculos da vagina impede a penetração. A causa é origem psicológica.

20 - Existe tratamento para ejaculação precoce?
Sim, o importante é modular as vias neurológicas do prazer, sendo o tratamento feito com medicamentos que irão atuar neste nível, associado ao não a psicoterapia, como também a programas de condicionamento. O sucesso do tratamento está no diálogo franco e aberto do casal.

21 - Existe tratamento para a impotência?
Sim, e é fundamental que se caracterize a origem da doença, e se trate a causa. Quanto a disfunção erétil, ela pode ser tratada com medicamentos que irão atuar no mecanismo da ereção até a colocação de próteses.

22 - Existe tratamento para as disfunção sexual feminina (frigidez, anorgasmia, vaginismo)?
Sim, como por exemplo procedimentos psicoterapêuticos, reposição hormonal, medicamentos de ação central , etc., o importante é buscar a causa e corrigi-la.